Em nova entrevista para a Insider, foi feita uma retrospectiva que analisou a evolução dos visuais de Hayley Williams e ela também comentou sobre seu estilo de se vestir ao longo dos anos. Confira a tradução completa da matéria:

Hayley Williams tornou-se inadvertidamente um ícone da moda.

A artista de 34 anos e fundadora da Good Dye Young tem um estilo arrojado que é inteiramente seu.

Ela começou a sua carreira no palco em trajes desajustados e, sozinha, inspirou uma geração de jovens emos a pintar o seu cabelo com tons de vermelho intenso.

Hoje em dia, ela é mais frequentemente vista em uma mistura de peças vintage e de estilistas, embora a sua assinatura continue a ser o seu cabelo brilhante.

Mas a moda nunca esteve em primeiro lugar na sua mente. Williams e o seu cabeleireiro de longa data, Brian O’Connor, disseram à Insider que, enquanto olhavam para as fotos da sua aparência mais arrojada, ela estava apenas tentando ser ela mesma.

Estilo sempre ousado, mesmo durante as primeiras turnês do Paramore.

Paramore no Vans Warped Tour em Miami, Florida. 24 de Junho de 2006. Ralph Notaro/Getty Images

 

Quando perguntada sobre como era a sua relação com a moda no início dos anos 2000, — quando Paramore estava a começar com pequenos shows e no Vans Warped Tour — Hayley brincou: “claramente não era bom”.

“Eu tinha acabado de ir para o Japão, por isso estava usando todos aqueles collants, disse ela. “Acho que comprei outra mala porque comprei tantos collants e meias, e também comprei os sapatos”.

O seu cabelo, por outro lado, ela própria penteou.

“Um diretor me fez cortar um pouco o cabelo”, disse ela. “Até esse ponto, as únicas pessoas que cortaram meu cabelo foram a minha avó e um dos rapazes da banda”.

Embora Williams ainda não tivesse conhecido O’Connor nessa altura, ele ainda tem opiniões sobre o seu visual no Florida Warped Tour. “Deus, as suas pobres coxas nessa foto”, disse ele.

À medida que Paramore foi ganhando fama e começou a frequentar tapetes vermelhos, Williams almejava estar nas listas das “mais mal vestidas”.

Hayley Williams no MTV Video Music Awards em 7 de Setembro de 2008. Frederick M. Brown/Stringer

 

No MTV Video Music Awards 2008, Williams caminhou ao lado da sua banda com uma mini vestido verde-esmeralda, meia-calça preta rasgada, e Creepers da T.U.K. footwear.

“Eu tinha mais ou menos 18 anos aqui e odiei esse evento — odiei”, disse ela. “Chegamos lá e a gravadora encontrou uma estilista que não conhecíamos e que me mostrou vários looks glamurosos. Eu disse: ‘Sabe de uma coisa? Vou ficar uma merda'”.

Williams acrescentou que, na época, ela preferia ser nomeada nas listas das “mais mal vestidas porque essas são mais comentadas”.

“Eu também não gostei da atenção ao ser a única garota”, disse ela. “Eu era a única pessoa para quem eles enviaram um estilista e me senti muito distinguida. Eu meio que descontei em mim mesma — como se tivesse me prejudicado para prejudicar os outros também.”.

Quanto às mechas ruivas com reflexos loiros, O’Connor disse: “Há tantas extensões em seu cabelo. Precisamos refazer”. Foi uma noite difícil”, acrescentou Williams com uma risada.

Em 2010, ela combinava regatas feitas à mão com jeans e tênis para seus looks no palco.

Haley Williams em 2010 enquanto promovia “Brand New Eyes.” Jeff Kravitz/Lester Cohen/Lyle A. Waisman/Getty Images

 

Algumas das regatas de Williams apresentavam palavras soltas, como “Segurança”. Outros tinham frases, como “Brand New Eyes” — nome do terceiro álbum do Paramore — e “Paramore é uma banda” escritas nelas.

“Com as regatas ‘Paramore é uma banda’, eu estava sempre tentando garantir que as pessoas pensassem sobre isso — que tivessem que ver as palavras ‘Paramore’ e ‘banda’ juntas — porque me chamavam de Paramore”, Williams disse.

Ela também disse que as regatas foram inspiradas no grupo Blondie, que vendia tops semelhantes que diziam “Blondie é um grupo” durante os anos 80.

Ela continuou: “Neste ponto da minha vida, eu só comprava de segunda-mão ou corria para as lojas quando estávamos em turnê. Não estava investindo na moda. Não prestava atenção em nada disso.”.

Naquele ano também foi a primeira vez que Williams experimentou looks personalizados. Para o MTV European Music Awards, ela usou um top transparente que ajudou a desenhar e uma maquiagem inspirada em drag queens.

Hayley Williams no MTV EMAs em 7 de Novembro de 2010. Ian Gavan/Stringer/Getty Images

 

O evento também foi a primeira vez que O’Connor fez o cabelo e a maquiagem de Williams para um tapete vermelho. Eles já haviam trabalhado juntos apenas em shows e videoclipes.

“Lembro-me de estar apavorado”, disse ele. “Pensei: ‘E se não for legal o suficiente?’ Tínhamos tingido o cabelo dela de rosa para o videoclipe de ‘Playing God'”.

Williams acrescentou que ela estava “super no rosa” e descreveu a cor como um “desvio muito necessário” de seu laranja habitual. Quanto à roupa, foi uma peça personalizada que ela colaborou com uma amiga.

“Eu desenhei o que queria ver e então alguém fez, foi muito surreal”, disse ela. “Foi a primeira vez que tive a experiência de pensar: ‘Acho que quero usar algo assim'”.

Sua maquiagem, por outro lado, foi inspirada na história de O’Connor como drag.

“Lembro-me de dizer a Brian: ‘Quero que você faça uma maquiagem de drag em mim. Quero que você faça uma coisa real, uma maquiagem completa'”, disse ela. “Eu sabia que ele já havia feito drag antes, e ele é a mulher mais gostosa que já vi. Mas estou divagando. Eu realmente queria essa experiência. Nós nos divertimos.”.

No Grammy de 2011, Williams usava um minivestido brilhante com um top transparente e forro rosa fuzz. Hoje, Williams e O’Connor dizem que “jogariam fora.”

Hayley Williams no Grammy Awards em 13 de Fevereiro de 2011. Jon Kopaloff/Getty Images

 

“Não. Jogue a cadela inteira fora”, disse O’Connor segundos depois de ver fotos de Williams no vestido Jeremy Scott. 

“Mesmo naquele dia, eu estava tipo, ‘Deus, eu gostaria de conhecê-la melhor, porque ela precisa de alguém em sua vida para dizer ‘não, Senhora'”, acrescentou.

Williams observou que adora os designs de Scott e acha que são “icônicos.” Ela simplesmente não acredita que ela “particularmente usava ele bem.”.

“Assim que coloquei o vestido e saí pela porta, provavelmente não pensei duas vezes”, disse ela. “Eu nem sei o que se passa na mente de uma pessoa quando ela anda nesses tapetes. É como se você tivesse acabado de desmaiar. Vivia a minha melhor vida”.

O’Connor acrescentou que não acha que o vestido foi o problema — foi a contraposição entre o rosa vibrante e o cabelo intenso de Williams.

“Há tanta coisa acontecendo”, disse ele. “Eu olho para o Muppet que foi assassinado para fazer a parte de baixo desse vestido ou eu olho para o cabelo dela?”.

A moda pura está em alta há muito tempo nos tapetes vermelhos, e Williams nunca teve medo de experimentá-la.

Hayley Williams no CMT Music Awards em 8 de Junho de 2011. Rick Diamond/Getty Images

 

Williams disse que não vê a moda “nua” como uma tendência que deve ficar ou ir embora. Em vez disso, “importa apenas qual é a aparência”.
“Se algo tem um detalhe que gosto ou me sinto confortável, então provavelmente vou usá-lo”, disse ela.

O top transparente que ela usou no CMT Music Awards de 2011, por exemplo, foi uma escolha de moda de última hora que ela usava simplesmente porque gostava e tinha no armário.

“Eu não tinha nenhuma roupa; eu só tinha que encontrar coisas na minha gaveta e misturá-las”, disse ela. “Você pode ver minhas raízes amarelas aqui. Provavelmente fiz meu próprio cabelo e maquiagem aqui”.

“Eu posso ver você usando isso hoje”, acrescentou O’Connor. “A única coisa que eu mudaria são os sapatos e as jóias”.

A jóia em questão era uma fina corrente de prata com um grande pingente de cruz — uma que Williams encontrou em um lugar inesperado. 

“Tenho certeza de que é um colar de ‘Buffy, the Vampire Slayer'”, disse ela. “Ele veio com um boxset de ‘Buffy’ e acho que o coloquei, porque amava ‘Buffy’ na época”.

Alguns dos momentos mais memoráveis do estilo de Williams foram as escolhas de última hora.

Taylor Swift e Hayley Williams performando na turnê “Speak Now” em 16 de Setembro de 2011. Frederick Breedon IV/Getty Images

 

Em 2011, Williams se juntou à Taylor Swift no palco para cantar “That’s What You Get” durante a parada da turnê “Speak Now” em Nashville, Tennessee. Ela usava um colete preto com um patch escrito Paramore, jeans vermelho e uma pochete cravejada.

“Tínhamos acabado de estar em Nova York e fui a algumas lojas que adoro no East Village”, disse ela. “Comprei essa pochete cravejada porque estava tão cansada de fazer turnês e carregar bolsa. Mas então, por algum motivo naquela noite, eu estava tipo, ‘faça moda e use-a no palco'”.

E o que havia lá dentro? De acordo com Williams, ela carregava seu telefone, dinheiro e outras necessidades.

“O mais engraçado é que recebi tanto hate por esse visual”, disse ela. “Fui odiada em um grau que nem sequer faz sentido por causa de uma pochete”.

“Mas então, no ano seguinte, todos tinham uma”, continuou ela. “Não acho que tenha sido por minha causa — acho que só cheguei cedo. Mas eu me senti tão vingada quando as pessoas gostaram disso. Eu estava tipo, ‘viu só!'”.

Williams e O’Connor haviam encontrado seu ritmo quando o álbum auto-intitulado do Paramore foi lançado em 2013 — mas eles ainda estavam abertos a experimentar coisas novas.

Hayley Williams no evento Nylon no dia 13 de Abril de 2013. Rachel Murray/Stringer/Getty Images

 

Mudavam o cabelo de Williams com frequência — “mais do que em qualquer outro momento” de sua vida, disse ela — e experimentaram uma moda ousada.

Não procure mais do que o vestido transparente inspirado em bolsas de Jeremy Scott que Williams usou em um evento de Nylon em 2013.

“Houve noites em que me senti como esta versão de mim, mais colorida”, disse Williams.

Embora 2013 tenha sido um ano difícil para Williams, ela usou a moda e a beleza como uma ferramenta de auto expressão.

Hayley Williams no Teen Choice Awards em 11 de Agosto de 2013. Kevin Mazur/Getty Images

 

“Eu simplesmente estava, emocionalmente, em um lugar não muito bom”, disse ela. “Precisava expressar e mudar e apenas usar isso como uma via para canalizar um pouco da minha confusão sobre a vida na época”.

Um desses olhares expressivos foi o conjunto em preto e branco com “elementos de BDSM entrelaçados” que Williams usou para o Teen Choice Awards de 2013. 

Mas, em última análise, foi seu bob sem corte que Williams mais se lembra.

“Esse cabelo é tão engraçado, porque o estilista de Gwen Stefani, Danilo, cortou meu cabelo neste bob na minha cozinha com uma tesoura de culinária”, disse ela. “No dia seguinte, Brian veio à cidade e engasgou. Ele estava realmente muito chateado”.

Williams acrescentou com uma risada: “para o próximo ano e meio, ele teve que fazer as honras de me ajudar através da fase estranha de crescer o cabelo de novo”.

“Quero dizer, é um visual. Você é gata”, acrescentou O’Connor. “Ela vai arquivar seus impostos e andar por cima de você ao mesmo tempo.

Avançando rapidamente para 2017, o Paramore estava promovendo seu disco mais vibrante e pop até hoje. Mas o guarda-roupas colorido de Williams contrastava com seus sentimentos reais.

Hayley Williams performando com Paramore em 17 de Maio de 2017. RB/Bauer-Griffin/Getty Images

 

Na época, Williams estava passando publicamente por um divórcio, insegura de seu lugar no futuro do Paramore e sofrendo de depressão e pensamentos suicidas.

Quando foram mostradas fotos de Williams daquele ponto — quando Paramore tinha acabado de lançar seu quinto álbum, “After Laughter” — O’Connor respondeu: “Eu tenho que ser muito franco, é muito difícil para eu olhar. Tudo o que vejo é o momento mais triste da vida da minha amiga.”.

“Não é que eu não ame a aparência dela, porque ela é sempre bonita para mim”, acrescentou. “Mas vejo que há tanta tristeza. Mesmo agora, quando me deparo com fotos aleatoriamente, tenho que passar por elas muito rápido, porque não quero voltar para lá. Não quero que ela volte para lá.”.

Antes do lançamento de “This Is Why”, sexto álbum de estúdio do Paramore, Williams ostenta muitas roupas chiques e totalmente pretas.

Paramore performando no “The Tonight Show” em 3 de Novembro de 2022. NBC/Getty Images

 

Quando questionada sobre seu estilo atual, Williams tinha certeza de uma coisa: acho que Brian está aliviado.”.

“Ouça, eu sou o homem gay mais feliz”, disse O’Connor. “Esperei 17 anos por este momento da minha amiga. Penso que a Hayley é uma das pessoas mais bonitas por dentro e por fora, seja como for.”.

“Eu acho que esta é a primeira vez que Hayley está se permitindo realmente ser Hayley”, continuou ele. “Não é sobre o que as pessoas esperam ou querem, mas sim o que a faz se sentir bem — e não Hayley, a vocalista do Paramore, mas para a própria Hayley. E esse é o melhor presente que alguém poderia dar a si mesmo”.

Paramore Brasil
Facebook | Instagram | Twitter | YouTube | 
TikTok

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *