Na última sexta-feira, acompanhando o lançamento do álbum Petals For Armor – o primeiro de sua carreira solo –, Hayley Williams lançou também o clipe do single Dead Horse, talvez a música mais honesta entre as 15 faixas do álbum.

Leia também: NME – Um passeio pela casa e os sentimentos mais profundos de Hayley Williams

Em Dead Horse, Hayley fala sobre seu relacionamento com Chad Gilbert, guitarrista da banda New Found Glory, com quem se relacionou por 10 anos, e de quem se divorciou em julho de 2017.

O clipe da música, dirigido por Zac Farro, baterista do Paramore e amigo próximo de Hayley, conta com muitos simbolismos e detalhes escolhidos a dedo para acompanhar perfeitamente a faixa.

Pensando nisso, fizemos um post para que você não perca nenhum desses detalhes! Vamos conferir?

1. A questão da água e do afogamento

Estabelecendo paralelos com Pool – uma das músicas do After Laughter, álbum lançado também em 2017 –, Hayley inicia Dead Horse falando sobre sonhar que está sendo segurada embaixo d’água – ela revelou em uma entrevista recente que sonhos envolvendo água e afogamentos são frequentes para ela agora –, e que segurou a respiração por uma década, tempo que passou com Chad.

O clipe, cuja coloração é majoritariamente azul, foi filmado em uma Canon Scoopic, em filme de 16mm, o que faz com que ele tenha um aspecto “fosco”, que se assemelha aos versos da música – em alguns momentos do clipe, parece que Hayley está, de fato, embaixo d’água. Sobre a escolha da câmera, o diretor de fotografia Nyk Allen disse, no Instagram:

Trouxemos a antiga Canon Scoopic de 16mm de Zac para capturar momentos entre os setups e torná-los um pouco mais livres e experimentais. Esse foi o resultado. Acabamos tendo uma falha no obturador e tivemos algumas exposições estouradas, criando um visual louco. Momentos como esse tornam gravações em filme especiais. É uma forma de manipular a câmera fisicamente e às vezes são as imperfeições que trazem uma qualidade impressionante.

Ainda partindo dessa metáfora, uma das roupas que Hayley usa no clipe, criada pela estilista Lindsey Hartman, parece estar coberta de gotas de água, desde a parte que envolve a barriga de Hayley até as mangas.

2. As perucas e a identidade visual de Hayley

Lindsey Hartman, ao lado de Brian O’Connor, cabeleireiro e maquiador de Hayley, se aproveitaram dos versos seguintes da música, nos quais Hayley fala sobre ter pintado o cabelo de azul “para combinar com seus lábios” (uma metáfora relacionada à falta de ar causada pelo afogamento) para trazer ao clipe diferentes looks de Hayley, simbolizando com perucas as diferentes personalidades que a cantora teve que assumir durante esse tempo. Vale ressaltar que todas essas tonalidades de cabelo estiveram presentes em photoshoots protagonizados por Hayley e Chad.

Em diversas entrevistas, Hayley já falou sobre o hábito de pintar o cabelo de acordo com a forma como está se sentindo, revelando inclusive ter deixado de usar as tintas coloridas na era After Laughter, porque não sentia mais que era o momento para usá-las; em 2017, época do lançamento do álbum, Hayley chegou a ser internada depois de ser diagnosticada com uma depressão severa.

A cor azul, frequentemente associada à tristeza, foi uma das cores que Hayley usou enquanto estava com Chad. A foto abaixo é uma das fotos mais utilizadas pela mídia para falar sobre o relacionamento dos dois.

3. Os espelhos e a busca pelo eu interior

Durante o clipe, Hayley aparece diante de espelhos em dois momentos.
No primeiro, ela está deitada no chão acariciando um; no segundo, ela se confronta com diversos espelhos.

Os espelhos representam a busca de Hayley por um novo eu e por uma nova identidade – em diversas entrevistas, a cantora falou sobre como se redescobriu enquanto escrevia o Petals For Armor e sobre como o álbum foi uma reflexão profunda sobre os temas relacionados à sua vida. É como se ela estivesse olhando para si mesma.

Nas palavras de Nyk Allen:

Aqui Zac Farro usou espelhos e uma performance de Hayley Williams para falar sobre o confronto e uma conversa em busca pela verdade interna. No meu caso, eu frequentemente tento me esconder de quem realmente sou e tenho que me lembrar de abraçar isso. Para outros, pode representar a luta contra a depressão e ansiedade e os desafios das mentiras que contamos para nós mesmos.

Hayley disse:

A questão do espelho, para mim, tem a ver com o fato de eu ter olhado para mim de forma mais dura e a tentativa de aceitar meus erros.

4. Hayley carregando ela mesma

No clipe, Hayley aparece sendo carregada por uma pessoa que, representativamente, é ela mesma.

Na “vida real”, a pessoa que carrega Hayley é Kayla, namorada de Zac Farro e amiga da cantora.

Em mais de uma entrevista, Hayley falou sobre o peso que foi esconder o fato de que seu relacionamento com Chad começou a partir de uma traição; nos versos “I got what I deserved / I was the other woman first”, Hayley confirma os boatos da mídia de que ela havia sido a amante do outro casamento do guitarrista do New Found Glory. Antes, uma vergonha para ela, mas agora, uma libertação. Para a Vulture, Hayley disse até mesmo ter perdoado outras traições de Chad por achar que era isso que ela merecia.

A imagem representa a dificuldade de Hayley em carregar o fato, o fardo da culpa e o impasse em se perdoar.

5. Os cubos que aparecem no clipe

No clipe, Hayley aparece se equilibrando sobre cubos que lembram a tatuagem em seus dedos, que constituem a capa do Petals For Armor.

Os três quadrados em seus dedos foram feitos para cobrir uma tatuagem com as iniciais de Chad, “CEG“. Na capa, os 10 quadrados representam também a década que passou com o guitarrista.

A tentativa de se equilibrar nos cubos tem a ver com os versos “Other others on the line / but I kept trying to make it work” (Outras mulheres na fila / mas eu continuava tentando fazer dar certo) e com a tentativa de Hayley de fazer seu relacionamento funcionar. Em entrevista à Nylon, ela disse:

Eu me sentia muito sozinha em LA. Eu realmente estava num mundo de fantasias, pensando que meu relacionamento ia funcionar. Eu ia para o mercado e voltava e cozinhava antes dele chegar em casa. Eu não sei o que estava fazendo, mas era muito solitário.

6. Referência a Ignorance

Em resposta aos comentários do YouTube, Hayley disse que a corda que aparece em volta dela no fim do clipe é uma referência direta ao clipe de Ignorance, do Paramore.

Fãs teorizam ainda que os espelhos de Dead Horse também tenham a ver com os espelhos do clipe de Playing God, que fala sobre o julgamento do erro do outro.

7. O coturno destruído no fim do clipe

O coturno que Hayley destroi com cimento e água no fim de Dead Horse é o coturno que ela usou no dia de seu casamento com Chad, conforme ela mesma confirmou nos comentários do YouTube.

Também no YouTube, Hayley agradeceu Zac Farro por ter combinado a estética pessoal dele com a necessidade de Hayley de contar uma história pessoal com o clipe.

E aí, você havia entendido alguma dessas referências? Captou mais alguma teoria sobre o clipe? Conta pra gente nos comentários!

Paramore Brasil | Informação em primeira mão
Facebook | Instagram | Twitter | YouTube | Fórum

2 Replies to “Os significados por trás do videoclipe de ‘Dead Horse’, o novo single de ‘Petals For Armor’”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *