Um mundo dos sonhos oitentista: Diretores revelam inspirações por trás do videoclipe de “Hard Times”!

Por trás da criação do clipe de “Hard Times“, primeiro single do novo álbum do Paramore, está a mente de Andrew Joffe e de seu irmão, Matt, que acataram à sugestão da banda de juntar os anos 80 ao mundo moderno na música que agitou os fãs na última quarta-feira – dia de sua estreia -, e que chegou a atingir mais de 3 milhões de visualizações em menos de 24 horas no YouTube.

Devido ao sucesso, a Billboard lançou hoje (20/04) uma entrevista exclusiva com os irmãos Joffe, que contaram quais foram as principais referências utilizadas na composição do vídeo. Confira:

Se você vai optar por uma vibe dos anos 80 para o seu videoclipe, é bom que você faça uma homenagem ao maior número de clássicos da MTV que você puder, e foi exatamente isso o que o Paramore e o diretor de seu novo vídeo, Andrew Joffe, fizeram no colorido, totalmente incrível clipe para o novíssimo single “Hard Times”.

“O Paramore é super criativo, e eles colocaram na cabeça e disseram pra gente que queriam incorporar uma vibe meio que dos anos 80, mas sem fazer um vídeo que fosse uma cópia de estilo total,” diz Joffe, que dirigiu o vídeo ao lado de seu irmão, Matt. “Eles mandaram pra gente um monte de referências boas – vídeos do INXS, definitivamente ‘Take on Me’, do A-Ha e ‘Sledgehammer’ do Peter Gabriel. Então nós pesquisamos os destaques e dissemos, ‘Como podemos fazer algo como isso sem voltar muito no tempo?'”

Os resultados foram um sucesso. Em conjunto com a música pop de vibe praiana – o que já tem um pouco de bandas dos anos 80 como Fun Boy Three e Bananarama -, o clipe usa efeitos com animações desenhadas à mão em rotoscópio, como as do vídeo “Take On Me”, e desdobra uma paleta de cores que parece ter vindo do filme Mulher nota 1000 e da série Square Pegs.

Com o comentado retorno do baterista Zac Farro mais de seis anos depois da separação do grupo, Joffe diz que sabia que queria que o vídeo tivesse um aspecto de performance que capturasse a energia do trio.

“Na primeira cena, eu queria dar um jeito de trazer a audiência para este mundo dos sonhos e queria usar gráficos que representassem diferentes elementos do espírito de Hayley”, ele explica, falando sobre a cena em que Hayley Williams bate um carro com um letreiro neon que diz “Hard Times” no para-brisa, emergindo para um mundo habitado por nuvens fofas. “Eu queria visualizar alguns dos aspectos literais, especialmente os momentos em que ela fala sobre ter uma nuvem negra pairando sobre sua cabeça… nós não queríamos ter medo de ser literais demais.”

Outra grande referência que os irmãos mencionaram foi O Show de Truman: O Show da Vida, o amado filme de comédia de ficção científica de Jim Carrey sobre ser uma estrela de reality show inconsciente – o que inspirou o conceito de Williams e dos garotos de estarem perdidos em um mundo de fantasia. “Exceto pelo fato de que no filme ele está saindo desse mundo, e ela está entrando,” diz Matt.

Para os efeitos animados em traços irregulares, os irmãos pediram ajuda para o casal de Portland criador do estúdio Computer Team, que fez sua mágica também nos clipes de Reggie Watts e em “Something to Believe In”, do Young The Giant.

Tendo gravado no Optimist Studios em dois dias no mês de março, Matt diz que o Computer Team tinha a ideia perfeita para realçar a filmagem da performance de palco: “Trabalhando em cima de referências do vídeo de ‘What You Need’, nós queríamos usar muitas animações à moda antiga nas filmagens… queríamos alguém que soubesse desenhar bem em cima da gravação, e foi isso que conseguimos.”

Os irmãos receberam grande ajuda na criação da vibe meio era-Reagan de Hayley e da banda também. Um dos melhores amigos de Williams – e sócio da goodDYEyoung -, Brian O’Connor, sugeriu a brilhante maquiagem oval ao redor dos olhos que ela usa por baixo de seus óculos Wayfarer, em contraste com as roupas monocromáticas da vocalista. O acessório mais estranho de Hayley foi escolhido pelo estilista do vídeo.

“Ele escolhe coisas que as pessoas podem acabar não escolhendo sozinhas, e nós estávamos prestes a gravar uma cena e Hayley apareceu tipo, “Que tal isso?”, Andrew fala sobre a mochila branca de couro que Hayley usa sem motivo em metade das cenas. “Foi essa a parte divertida de tudo isso – nada precisava fazer sentido.”

O quinto álbum do Paramore, After Laughter, está previsto para o dia 12 de maio.

Confira abaixo fotos da gravação, tiradas por Lindsey Byrnes e por Zac Farro:

     

Clique nas imagens para ampliá-las. 

Paramore Brasil | Informação em primeira mão
Anterior →

Facebook | Instagram | Twitter | YouTube | Fórum

Larissa Stocco

They may be hard times, but at least they're neon ▪ Instagram: @laristocco

  • Marlon

    Como um fã antigo, da era All We Know is Falling, passando pelas eras posteriores, admito que no começo achei muito escrota essa nova música, assim como, inicialmente, os sinlges do álbum auto-intitulado. Mas depois de ver o clipe várias vezes e ouvir a música ainda mais, simplesmente estou adorando. E a Hayley está linda nesse clipe também, além de cantar com uma voz muito doce, mas ao mesmo tempo forte, numa harmonia de ritmos incrível! Mandaram bem.

  • Pingback: Hayley Williams revela curioso significado que deu nome ao álbum 'After Laughter' - Paramore Brasil()