Brian O’Connor revela os segredos por trás dos melhores looks de Hayley Williams

Que o estilo de Hayley Williams é único e marcante, isso não é novidade pra ninguém, não é mesmo? Há uma enorme evolução no que diz respeito à sua maquiagem e cortes de cabelo, nos últimos dez anos.
Mas ela não é a única responsável por esta conquista. Por trás das cortinas dos shows e dos photoshoots está o seu amigo Brian O’Connor.

Cada look conta uma história e é inspirado em algo que agrada ambos, cantora e maquiador. Há sempre um consenso e um elo muito grande de amizade e compreensão.
Em entrevista para a influente revista Allure, Brian revelou detalhes incríveis dessa jornada!

Independente se ‘Misery Business‘ tocava automaticamente na sua página do Myspace ou se você ouvia as músicas da banda de vez em quando, você provavelmente deve saber quem é Hayley Williams. E se você não sabe o nome da cantora, você provavelmente deve conhecer a sua aparência. O seu cabelo e maquiagem com cores vibrantes do início dos anos 2000 anteciparam as tendências de cabelos e maquiagens multicoloridos que estão por todo o feed do Instagram nos dias atuais.

Para esclarecer: eu me encaixo na segunda categoria. Paramore estava longe de ser a trilha sonora da minha adolescência. Eu era mais fã de Jonas Brothers quando Paramore estourou em 2007. Porém, eu tinha plena consciência do visual forte e rebelde de Williams. Eu admirava como o seu foco não era – e ainda não é – ser bonita de um modo tradicional. Na época em que seu cabelo cor-de-fogo assimétrico era sua marca registrada, ela inspirou as garotas ao meu redor a serem ousadas com seus estilos e se sentirem confiantes de não pertencerem ao modelo certinho dos subúrbios.

Dez anos depois, Williams ainda possui uma força que não pode ser subestimada quando se trata de beleza. Ela criou a sua própria linha de tinturas para cabelo, chamada GoodDyeYoung. Ironicamente, o seu cabelo está em um tom de loiro platinado lindo. Agora, repentinamente, sua maquiagem se tornou o centro das atenções. O YouTube está cheio de tutoriais ensinando a recriar os looks de suas performances e clipes mais recentes. Para conhecer as histórias por trás desses looks e como a maquiagem de Williams evoluiu no decorrer da última década, eu fiz um FaceTime com o seu braço direito, Brian O’Connor. Ele não só é o sócio-fundador da GoodDyeYoung, como também é o responsável por fazer o cabelo e a maquiagem da Hayley há dez anos.

“Eu faço o cabelo dela desde ‘Riot!’ – um pouco antes de ‘Misery Business’ ser lançada”, ele me conta do backstage enquanto Williams faz uma passagem de som para a próxima parada do Paramore em sua turnê européia. “A partir daí, praticamente todo corte de cabelo, cor e penteado foram feitos por mim. Eu tenho feito sua maquiagem há provavelmente cinco ou seis anos, agora. Atualmente, tudo – no que se trata de maquiagem e cabelo – é feito por mim.” Isso inclui photoshoots, turnês e performances, para deixar claro que O’Connor tem estado muito, muito ocupado.

Antigamente, O’Connor trabalhava com delineados bem marcados e evidentes, o que ele considera os looks mais “loucos” da Hayley. “Agora tem muito menos a ver com delineados fortes ou qualquer coisa do tipo”, ele acrescenta. Na verdade, durantes os últimos 10 anos, ele fez o look de Williams evoluir de garota emo suprema para um autêntico retrô.

“Para essa parte da turnê nós tentamos manter um look inspirado em Blondie”, diz O’Connor. “Nós estamos olhando muito para a Debbie Harry e nos sentindo bastante inspirados para recriar looks elaborados mas não muito sofisticados dos anos 70. Eu tenho feito bem mais esfumados”.

Aliás, O’Connor fala bastante em “nós”, porque tudo tem sido um trabalho em equipe. “Definitivamente é uma relação de união, mas a Hayley é bastante estilosa e também pensa fora da caixa”, diz O’Connor. “Isso facilita meu fluxo criativo. O bom é que nós somos tão próximos que nenhum de nós fica chateado ou ofendido quando um de nós fala, ‘Hum, eu não tenho certeza disso’. Várias vezes ela já me segurou em algumas coisas e depois eu pensava: ‘Quer saber? Ela estava certa.'”.

Ultimamente eles têm discordado sobre usar cores fortes de batom no palco. A maior preocupação de Williams é borrar o batom quando ela segura o microfone muito perto do seu rosto. “Quando ela olha as fotos, ela não precisa se preocupar com o seu batom desbotando durante o show”, O’Connor acrescenta. “Ela não fica preocupada em retocar a maquiagem. Ela simplesmente faz o show.” Ao invés disso, Hayley prefere ficar com cores mais neutras, porque não fica tão aparente quando a make começa a desbotar durante suas performances.

Uma coisa que eles definitivamente concordam é o uso de produtos de beleza leves e orgânicos, sempre que possível. O’Connor diz que Williams particularmente ama a RMS Beauty. “Quanto mais leve melhor”, ele diz. “Mas, às vezes, é mais difícil para looks de palco. Porque você fica embaixo de uma determinada iluminação e suando, então você precisa de alguma coisa que fique no lugar por uma hora e meia.”. Nesse caso, eles são fãs da Milk Makeup. A cultuada marca teve um papel muito importante na criação dos looks mais populares de Williams esse ano. Eu pedi para que O’Connor me contasse tudo sobre quatro deles.

O CLIPE DE ‘HARD TIMES’

Quando o clipe do primeiro single do ‘After Laughter’ foi lançado, vários amigos meus me enviaram capturas de tela. Por que? Em um dado momento, Williams estava usando uma maquiagem incrível com cores sólidas. O seu look azul e amarelo acabou me inspirando a usar essa tendência por cinco dias seguidos, o que eu documentei para a Allure, é claro. O’Connor me conta que ele teve a ideia de fazer essa arrojada maquiagem nos olhos no último minuto. Eles ficaram brincando com diferentes ideias nos dias anteriores à gravação, mas eles não tinham chegado a um conceito até o momento que Williams sentou na cadeira de maquiagem.

“Entre a Hayley, o Taylor e o Zac, suas roupas eram bem monocromáticas”, O’Connor explica. “Ela estava toda de – eu digo vermelho, ela diz rosa. Nós discutimos sobre a cor dessa roupa o tempo todo. Zac estava todo de azul e Taylor todo de amarelo. Eles queriam seguir um estilo meio Memphis, especialmente por conta da arte do ‘After Laughter’, então eu fiquei pensando em como nós poderíamos fazer algo simples, mas ao mesmo tempo ousado e impactante. Vendo essas cores, eu decidi que elas formariam a paleta de cores do look.”. A partir daí, ele escolheu criar contornos ao redor de cada olho. No lado esquerdo, O’Connor desenhou um círculo amarelo brilhante com um Lápis Chromagraphic da M.A.C. na cor Primary Yellow e o fixou com uma sombra da mesma cor. “Por acaso, amarelo era a cor do Zac e ele toca bateria”, O’Connor observa. Um retângulo azul pintado com o Eye Pigment da Milk Makeup na cor Sesh cobriu o olho direito de Williams.

Para que as formas parecessem geometricamente perfeitas, O’Connor precisou da ajuda de Williams. “Nós dois tivemos que trabalhar juntos, porque para que elas ficassem bem simétricas e certinhas, você tem que dar um passo para trás”, ele explica. “Nós fomos fazendo de forma coerente e aos poucos, para ter certeza que elas [as formas] ficariam equilibradas com o rosto dela”.

Agora que o clipe já foi lançado há três meses, O’Connor diz que ele vê pelo menos cinco ou seis fãs, em cada show do Paramore, que recriam esse look. “Isso tem sido bem legal, porque quando coisas boas acontecem, normalmente elas vêm de forma orgânica”, ele acrescenta.

CAPA DE JUNHO DE 2017 DA REVISTA FADER

Quando eu perguntei para O’Connor qual seria o look dos sonhos que ele gostaria de fazer em Williams, ele me disse que tinha acabado de fazê-lo. No mês passado, Williams foi a estrela da capa da revista Fader, e ela estava surpreendentemente modesta. “Foi bem leve e simples”, O’Connor explica. “Todo mundo conhece a Hayley pelas cores intensas e brilhantes – seja nas roupas, no seu cabelo ou na sua maquiagem. Pra mim foi divertido fazer um look simples, clean, um pouco suave, uma coisa não tão jogada na cara. Eu adoro as coisas excêntricas, mais loucas, meio grunge, mas eu gosto quando ela me deixa fazer coisas realmente de beleza, porque isso sai um pouco da zona de conforto dela. Para mim é divertido.”

BBC RADIO 1 VISIT

Mês passado, o Paramore fez uma parada na BBC Radio 1, em Londres, para fazer uma performance ao vivo. Dessa vez, minha amiga Brooke me pediu que eu recriasse o look da Hayley Williams. Suas pálpebras estavam cobertas com um lilás cintilante, suas sobrancelhas estavam pontilhadas em azul e seus lábios estavam pintados com um rosa chiclete metálico. (É o Cream Lip Stain da Sephora Collection na cor 08 Wild Blush, para ser mais exata). Eu estava apaixonada por ele.

O’Connor riu quando eu mencionei esse look porque ele também foi montado minutos antes de Williams entrar em cena. Eles tinham que acordar cedo para o programa e tinham ficado acordados até tarde por conta de um show, por isso O’Connor só teve uma hora para fazer tudo. “Foi um daqueles looks matinais, que você faz meio dormindo, meio vamos fazer logo isso”, ele diz. “Eu pensei: ‘como eu posso deixar isso clean, fresco e ainda ser o estilo dela?'” Então ele se inspirou em como Williams faz a sua maquiagem sozinha. “Normalmente ela coloca um ponto redondo bem embaixo da sua sobrancelha ou, talvez, mais no final da sua sobrancelha”, ele explica. “Então, ela faz essas três pequenas linhas imperfeitas embaixo do olho”.

Para a Radio 1, O’Connor deixou de lado as linhas estilo Twiggy e cobriu as pálpebras de Williams com, novamente, o Eye Pigment da Milk Makeup – dessa vez em um castanho-acinzentado cintilante chamado Peep Show. Então, ele fixou com o Finalizador Extra Dimension da M.A.C. na cor Soft Frost, um branco perolado com um fundo violeta. “Eu queria que o brilho não ficasse tão evidente, mas quando a luz batesse tivesse aquele brilho iluminador com algumas cores diferentes”, ele explica.

O CLIPE DE ‘TOLD YOU SO’

Em quase todo o clipe, Williams usa um óculos redondo amarelo e preto, então O’Connor quis fazer um look “abstrato, meio esconde-esconde, que aparece de vez em quando”. Ele também manteve o tema monocromático com um batom vermelho maçã-do-amor. “Normalmente, ela é uma garota que usa matte na boca, mas eu a convenci a colocar gloss por cima [do batom]”, ele diz. “Isso foi divertido porque tinha um ventilador ligado e o cabelo da Hayley ficava grudando na sua boca o tempo todo. Ela olhava para mim e dava risada”. Ter o tipo de relacionamento onde as duas pessoas conseguem continuar se divertindo por dez anos seguidos? Isso sim é o que faz um verdadeiro time dos sonhos.

Paramore Brasil | Informação em primeira mão
Anterior

Facebook | Instagram | Twitter | YouTube | Fórum

JJ Ravagnani