Após a divulgação de um vídeo em que um policial branco assassina um homem negro nos Estados Unidos, as ruas de várias cidades do país estão sendo tomadas por pessoas que protestam para que o caso não fique impune.

George Floyd, um ex-segurança de 40 anos de idade, foi levado inconsciente por uma ambulância após ter sido sufocado por Derek Chauvin, policial branco que afirmou ter imobilizado e detido George por supostamente ter utilizado notas falsas num mercado.

Com a visibilidade do caso, o movimento “Black Lives Matter” se organizou e convocou uma série de protestos por todo o país. Pessoas tomaram as ruas para protestar contra a violência policial e contra politicas que reforçam um sistema racista e violento que está enraizado no país.

O caso George tomou ainda maior proporção após receber apoio de entidades de todo o mundo. Anônimos, personalidades da mídia e artistas estão se unindo para dar uma maior visibilidade para o movimento. Artistas como Beyoncé, Rihanna e Viola Davis estão usando sua plataforma e exigindo que atitudes sejam tomadas e que a brutalidade do assassinato de Floyd e de outros casos não se repitam.

Hayley Williams, vocalista do Paramore, também está usando a sua voz e sua visibilidade para conscientizar os seus seguidores sobre o assunto. A cantora tem feito uma série de postagens nas suas redes sociais. Em uma delas, Hayley reitera que, devido todos os privilégios de uma mulher branca, devemos nos educar e sermos verdadeiros aliados do movimento antirracismo. CONFIRA:

existem muitas, muitas maneiras de sermos bons aliados dos nossos amigos/família/vizinhos negros… infelizmente, existem tantas outras maneiras de sermos racistas. aqueles de nós que têm privilégios inegáveis, nascidos ou não, DEVEMOS nos educar – ouvir com humildade e coração aberto. … ficar atentos às grandes e aparentemente pequenas formas que o preconceito invade nossos sistemas… falar pelos amigos que não conseguem… ficar um pouco desconfortáveis para as pessoas que já viveram uma vida inteira de desconforto…. estar disposto a errar e mudar nossas perspectivas.
um post de instagram não é muito. ainda assim, pode ser a forma, mesmo pequena, de mostrar a alguém onde você está em assuntos importantes para você. começa com pessoas individuais que defendem algo muito maior que elas mesmas. justiça para todos.
descanse em paz George Floyd e os incontáveis outros que estariam vivos hoje, se não fosse por um sistema manipulado contra eles. não vou permitir comentários neste post. seria estúpido ser aplaudida por isso e seria absolutamente louco ser odiada por isso. enviando amor para todos hoje.

https://www.instagram.com/p/CAxnXEIJHfB/

No Brasil, alguns atos já estão sendo convocados e pessoas estão exigindo que medidas sejam tomadas contra a brutalidade policial e contra mortes que acontecem diariamente no nosso país. Foram registrados atos no Rio de Janeiro organizados pelo grupo “Vidas Negras Importam” onde manifestante exigem que casos, como o da menina Ágatha Felix (8), o garçom Francisco Laércio (26) e o menino João Pedro (14), jovens negros que foram mortos pela polícia, não se repitam.

A equipe Paramore Brasil repudia todo tipo de discriminação e apoia os protestos e as lutas por justiça para Floyd e tantos outros que tiveram suas vidas tiradas à força. Já não basta mais apenas não sermos racistas, precisamos ser antirracistas!

Você pode ajudar assinando as petições a seguir:

Aumente a pena – Petição para tornar o caso do assassinato de George Floyd como crime de primeiro grau

Justiça para Floyd – Petição para prender os policiais responsáveis pelo assassinato de George Floyd

Processe os 4 policiais – Petição para processar os quatro policiais que estavam presentes na abordagem que matou George Floyd, incluindo o oficial que efetuou a asfixia

Justiça para João Pedro – Petição para que os policiais envolvidos na morte de João Pedro e de outros casos sejam condenados.

Você pode encontrar mais petições relacionadas a abuso policial clicando aqui

E caso queira ajudar mais ativamente as vítimas de abuso policial, os protestantes que estão lutando por justiça e outros casos importantes, você pode doar por aqui!

* A imagem destacada no post não se refere aos atuais protestos que estão acontecendo nos EUA, são das manifestações contra o porte de armas que Hayley Williams participou em março de 2018.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *